Notícias

19/07/2021

DIA DO MOTOCICLISTA: UM DIA PARA COMEMORAR?

DIA DO MOTOCICLISTA: UM DIA PARA COMEMORAR?

No dia 27 de julho comemoramos o dia do motociclista, e me pergunto, o que temos a comemorar nesse dia? De que forma essa classe é vista, reconhecida, admirada, prestigiada e respeitada? Dessa forma essa data que é para comemorarmos, ao mesmo tempo nos traz essa reflexão. A comemoração se dá por inúmeros fatores, a começar pelos 29 milhões de motocicletas em circulação em todo o Brasil, e consequentemente os milhões de brasileiros que compõe esse universo de duas rodas, seja para trabalhar, para o lazer ou para se locomover mais rapidamente em meio ao trânsito caótico e o deficitário transporte público das grandes cidades. E como já ressaltei por diversas vezes nesse espaço, especialmente, os motofretistas e motoboys foram as estrelas dessa pandemia, fazendo com que a economia não entrasse em um cenário mais caótico.

Em meio há tantos pontos positivos a serem exaltados e saudados, há também diversos pontos de atenção a serem discutidos e soluções a serem buscadas, principalmente no que diz respeito a segurança dos motociclistas e as garantias de melhores condições aos trabalhadores com motocicletas. É necessário o estabelecimento de políticas públicas para essa categoria. Um olhar mais próximo dos governantes. É necessário ainda que a própria classe se mobilize e faça valer o importante papel exercido no âmbito da mobilidade urbana e lutar por mais educação e respeito no trânsito.

Para esse dia do motociclista, mais do que uma homenagem, gostaria de levar a toda a comunidade de Duas Rodas, uma reflexão de como podemos reverter a imagem que foi colocada em uma coluna da Folha de São Paulo, em 13 de junho, de que a motocicleta é o modal que mais cresceu, que mais mata e que mais polui no Brasil. Infelizmente o colunista esqueceu de citar que a motocicleta é a fonte do sustento de muitas famílias pelo Brasil. É a solução que muitos tem para chegarem rapidamente de um ponto ao outro das cidades. De que devemos lutar pela integração desse modal nas cidades para fazermos um motociclismo seguro. De que precisamos de mais incentivos, desburocratização, reconhecimento, inclusão, cidadania e respeito.

Seja para o lazer ou para o trabalho a motocicleta está em plena ascensão e isso é irreversível. Por isso temos que celebrar o dia do motociclista, mas nunca podemos esquecer que a segurança vem em primeiro lugar e cabe a todos nós fazermos um trânsito melhor e mais seguro. Parabéns a todos os motociclistas!!

Orlando Cesar Leone

Presidente da Anfamoto

Coluna Revista Motociclismo - Ed. 283

voltar