Notícias

12/11/2021

MOTOCICLISTA PREPARADO, MOTOCICLETA RESPEITADA

MOTOCICLISTA PREPARADO, MOTOCICLETA RESPEITADA

Com a crescente alta no preço dos combustíveis, a motocicleta é cada vez mais procurada como meio de transporte. Com a gasolina chegando a custar cerca de R$ 7 por litro, a motocicleta virou uma alternativa de transporte mais econômica. Bem como, ainda em decorrência da pandemia, muitas pessoas procuraram um meio
de transporte individual, fugindo, assim, do transporte coletivo e utilizando também a moto como ferramenta de trabalho. Com o aumento da demanda por motocicletas, a espera por um veículo 0 km chega a 90 dias, outro fator que tem gerado essa demora é a falta de componentes, que não é privilégio brasileiro, mas um problema global. Atualmente as motos representam cerca de 30% da frota brasileira de veículos. O que observo é que nas grandes cidades falta uma integração e um olhar sobre toda a cadeia que permeia o universo das duas rodas. Como o crescimento do número de motocicletas circulando nas ruas foi rápido e desordenado, as motoescolas não preparam quem teve que se habilitar para conduzir sua moto pelas ruas. É necessário que o processo de habilitação seja revisto, que os motociclistas estejam mais preparados para o dia a dia no trânsito caótico dos grandes centros. É necessário, ainda, que haja formação para quem trabalha com a moto de 10 a 12 horas por dia. Investir na capacitação da categoria é fundamental para que esse trabalhador que ganha por produtividade, pilote com segurança, não infrinja as regras de trânsito e, principalmente, que invista em equipamentos de segurança e manutenção adequada, que conheça sua moto e esteja apto a enfrentar os desafios impostos pelo trânsito.
A motocicleta frente aos carros, ônibus e caminhões é a parte mais frágil no trânsito, por isso é necessário pilotar defensivamente e com muita atenção para evitar acidentes. A integração do poder público com associações especializadas e representantes dos condutores que trabalham com a motocicleta tem que manter o debate vivo e dar formação adequada a todos que pilotam uma moto. Os acidentes são custosos para a saúde pública, para as famílias e para aqueles que estão diretamente envolvidos.
Esse é um tema que diz respeito a toda a sociedade e precisa ser tratado de forma urgente e efetiva. Queremos todos pilotando suas motocicletas, por lazer, trabalho ou apenas como meio de transporte, de forma segura e tranquila.

voltar