Notícias

08/12/2021

DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA 2022

O ano de 2021 chegou carregado de expectativas, pois ainda enfrentávamos a Covid-19 e não tínhamos ideia de como a pandemia evoluiria. Sem dúvida, foi um ano mais desafiador que 2020. Para preservar vidas e manter a atividade econômica operante, o modelo de vida e de trabalho teve que ser repensado. E ainda, observamos a união de esforços para que vacinas contra a Covid-19 fosse viabilizada em menos de um ano. Mais um exemplo de que a cooperação é o caminho para vencermos desafios e obstáculos que muitas vezes parecem intransponíveis. A pandemia ainda continua, ainda não superamos totalmente esse inimigo invisível. E temos um 2022, mais desafiador, pois a reboque da pandemia, continuamos também com a crise política e institucional, a estagnação da economia e a inflação, infelizmente, em níveis que não gostaríamos de ver, desemprego e a dificuldade em atrair investimentos para o país e a travada agenda pública.

Há ainda um grande desejo de que possamos, rapidamente, voltar mesmo “ao normal”, voltar ao trabalho presencial de forma efetiva, ir ao cinema com tranquilidade, as festas públicas, aos eventos corporativos, de forma plena para podermos ver novamente tudo aquilo que demanda a economia pujante, empregos, investimento públicos e foco no desenvolvimento, não tão distante da realidade de 2022. Esperamos que a crise por falta de planejamento e atropelos dos nossos governantes não se arraste por muito tempo. Somado a tudo isso, o ano de 2022 será marcado pela corrida presidencial que já começou, com as disputas internas nas arenas eleitorais. Todas essas circunstâncias nos levam a um quadro de incertezas, que tendem a nos manter mais conservadores até que os cenários estejam claros e que a retomada possa ser plena. Já temos muitos avanços, principalmente em relação a vacinação que está nos favorecendo a saída da recessão. O período de festas sempre nos traz a sensação de recomeço, mas também de continuidade.

Nossa resiliência foi testada e aqui estamos. Buscando todas as oportunidades que 2022 nos trará e aplicando tudo o que aprendemos durante esses, praticamente, dois anos de pandemia. Desejo a todos os leitores da Revista Motociclismo, um excelente natal que seja festejado com harmonia e saúde. Um 2022 com muita energia e trabalho para realizarmos nossos planos e projetos, com muito sucesso.

Um forte abraço,

Orlando Cesar Leone

Presidente da Anfamoto

voltar