Notícias

18/02/2019

Prefeitura quer restringir patinetes elétricos nas calçadas.

Prefeitura quer restringir patinetes elétricos nas calçadas.

Secretária de Transportes chamou empresas de mobilidade para discutir idéia.

 

O secretário municipal de Transportes, Edson Caram, quer proibir as patinetes elétricos de circular nas calçadas da cidade. A ideia é permitir a circulação apenas em ciclovias e ciclofaixas. No próximo dia 18 de fevereiro, a pasta vai receber as empresas de mobilidade para regulamentar as operações desse mecanismo de transporte, ainda presente em uma área relativamente pequena da cidade, nas zonas Sul e Oeste, mas com capacidade para rápida expansão pela metrópole. “O importante é antecipar que não vamos permitir patinetes nas calçadas. E quem andar será retirado pela prefeitura. Imagina quando um acidente ocorrer e um pedestre for atropelado? Quem vai se responsabilizar?”, questiona Caram.

O serviço de patinetes compartilhados desembarcou na cidade em agosto do ano passado e ainda não há regras municipais sobre a utilização dos modelos existentes. O que há é uma regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determina uma velocidade máxima de 6 quilômetros por hora nas calçadas e de 20 quilômetros por hora nas ciclovias.
Outra determinação que está decidida pela pasta é sobre a disposição dos veículos quando não há passageiros. “Não vamos aceitar patinetes largados de qualquer jeito nas calçadas. Temos que pensar em um contexto da micromobilidade, sem nos esquecer dos riscos para os pedestres”.

voltar